Aproximar-se de um centenário de história é privilégio para poucas empresas em solo brasileiro. Sobreviver a quase dez décadas em um cenário de instabilidade política e crises financeiras é prova de, claro, boa gestão, e, sobretudo de muita seriedade e perseverança.
A Araujo Abreu, que completa, em 2017, 95 anos, está entre as empresas que, no Brasil, seguem adiante como destaque de mercado. E, mais, além de firme no propósito permanece, por todo esse período, sob a mesma administração familiar, sendo comandada com sucesso pela quarta geração.
Além de gerar empregos e ser agente do que move a economia, caminhar rumo a um século tem ainda mais significados.
“É deixar o nome na história do país, participar da evolução comercial, e, ainda, fazer parte da vida das pessoas. É servir como referência de tradição, mas, ao mesmo tempo, de resiliência, já que ninguém sobrevive às mudanças de dez décadas sem atualizar-se”, comenta Fernanda
Abreu, diretora de RH e comunicação e membro da quarta geração Araujo Abreu.
Eugenio Abreu, diretor comercial, também da quarta geração, acredita que a empreitada representa, ao mesmo tempo, uma honra e um desafio:
– Fazer parte dessa linha do tempo deixa a nós, quarta geração, com imenso orgulho. Temos muita satisfação em levar para frente o que nossos antepassados iniciaram e, ainda, ter a oportunidade de incorporar a esse legado o novo.
Assim, com base em valores que unem a tradição e o novo, em seu aniversário de 95 anos, Araujo Abreu segue em franca expansão. Conheça, agora, em um panorama, um pouco mais sobre a empresa, cujos investimentos em serviços, gestão de pessoas, educação e terceiro setor são
crescentes a cada dia.
CRESCIMENTO ANO A ANO
Os números de crescimento, faturamento e contratos fechados também são prova de que a perseverança, seriedade e a alta qualificação da Araujo Abreu são bens de família.
VOLUME DE CONTRATOS
“No nosso negócio, faz parte ganhar e perder contratos. Os motivos são os mais diversos: a crise em si, porque o cliente resolveu formar equipe própria, etc. A boa notícia é que, ao analisarmos os últimos anos, a Araujo Abreu mais ganhou do que perdeu contratos. Isso se deve ao nosso elã constante de aprimoramento”, Francisco Abreu.
EMPREGABILIDADE
INVESTIMENTO EM GESTÃO DE PESSOAS
Desde 2014, a Araujo Abreu tem reunido esforços paulatinamente e com bastante êxito para a gestão e aprimoramento das lideranças, com ações internas para desenvolvimento institucional.
•• Programa Mais Gestão
•• Encontro de Gerentes
•• Encontro de Instalação
EDUCAÇÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Além de foco em atividades comerciais, a Araujo Abreu construiu e fortaleceu, ao longo da caminhada, uma cultura voltada para ações em responsabilidade social (como o livro RioRio e o Festival de Teatro da Cidade do Rio de Janeiro), educação e capacitação. Veja mais exemplos:
Centro de Treinamento Waldemar Gonçalves de Abreu: treinamento e capacitação de colaboradores nas áreas de elétrica, hidráulica, mecânica de refrigeração e comandos elétricos.
Programa de Bolsas: bolsas parciais ou integrais em cursos de graduação, pós-graduação, técnicos e outras especializações, todos relacionados às atividades da empresa.
Programa de Jovem Aprendiz: capacitação de jovens para o futuro de forma integral, além do que é determinado por lei, em um programa intenso e estruturado de primeiro emprego.